Inspeção por Ultrassom em Conexões de Aço Inoxidável

No dia 04 de novembro de 2011 foi avaliado e aprovado pela Petrobrás /Sequi o procedimento de ensaio por ultrassom da Empresa ASVOTEC, para inspeção de soldas de conexões e flanges principais de trocadores de calor fabricados em aço inoxidável austenítico.

O procedimento da ASVOTEC,  elaborado e qualificado pelo inspetor de ultrassom nível 3, Jorge Luiz SANTIN, utiliza a técnica Phased Array e é executado com o registro total da inspeção, permitindo assim, a qualquer tempo e lugar a revisão dos ensaios.

Este fato é um marco histórico no Brasil, por passar a ser a ASVOTEC a primeira empresa Brasileira capacitada a executar o ensaio com as características acima descritas, ou seja: a execução do ensaio por ultrassom Phased Array de soldas de conexões e flanges principais de permutadores de calor, em aço inoxidável austenítico, com registro total do ensaio. A ASVOTEC já havia sido também a primeira empresa Brasileira a ter qualificado e aprovado pela PETROBRÁS o procedimento de ultrassom com as mesmas características, para o ensaio de equipamentos de aço carbono e aços de baixa liga (04/05/2011).

O ensaio, cujo procedimento foi aprovado pela PETROBRÁS  SEQUI, é executado utilizando-se varredura eletrônica setorial com onda transversal e também varredura eletrônica linear com onda longitudinal. O procedimento foi qualificado com o aparelho OLYMPUS modelo OMNISCAN MX e seus acessórios.

O desenvolvimento do procedimento foi realizado através do esforço conjunto das empresas ASVOTEC (fabricante dos permutadores de calor), GTEQ (empresa inspetora) e PRÓ END (empresa de consultoria) e teve o apoio da PETROBRÁS e da AROTEC (representante da OLYMPUS no Brasil).

uspa01

uspa02

uspa03